REIT, a nova forma de investimento em Portugal

 In APORT

Portugal finalmente implementou o veículo de investimento imobiliário REIT (Real Estate Investment Trust – chamado neste país de SIGI: Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária), seguindo a maioria dos outros países europeus.

As SIGI abrem uma nova fronteira de possibilidades para quem quer investir no mercado imobiliário e se caracterizam por terem cotação (a cotas) frequente e permitirem a compra e venda no mercado primário (bolsas), além de custódia bancária, o que confere agilidade e segurança. Elas criam uma nova e atrativa “oportunidade de investimento” tanto para os pequenos investidores como para os institucionais. E “não são um instrumento especulativo propriamente dito, tendo uma série de critérios a satisfazer”.

A Bolsa de Lisboa considera que a SIGI é um mecanismo que “promove a estabilidade do setor imobiliário e, ao mesmo tempo, a renovação de muitos imóveis que precisam dessa intervenção”, defendendo mesmo que as SIGI são “uma oportunidade de investimento simples e segura para todos”.

Um instrumento simples e de risco ajustado ao perfil dos investidores: A simplicidade do produto e a garantia de que haverá distribuição de rendimento (como aluguéis ou qualquer tipo de receita advinda dos imóveis) são as grandes vantagens, ainda aliado ao fato de que qualquer investidor individual que tinha dificuldade em se beneficiar ao investimento imobiliário, agora o faça sem ter que comprar uma casa e assumir uma longa série de custos diretos e indiretos.

Para pensar: Você, como novo residente, pode crer que Você fará um melhor investimento imobiliário ao chegar em Portugal e comprar um único imóvel do que vários gestores portugueses de fundos de investimento imobiliário portugueses que trabalham reunidos em equipes, vivem próximos às zonas dos imóveis-alvo e só fazem isto todo o dia como atividade profissional?